Menu Inteligente

Placar Inteligente

Arquivo do blog

Seja Inteligente: Siga O Mais Inteligente!

Seguir a inteligentemais en Twitter

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Maneki Neko. - O gato da fortuna


Maneki Neku - gato que acena
 O Zhaocai Mao (na China) ou Maneki-neko (招き猫 - no Japão), também conhecido como "gato da sorte" ou "gato da fortuna", é uma popular escultura japonesa, a que se diz que traz boa sorte a seu dono. A escultura representa a um gato saudando com uma pata alçada.
Pode ser vista frequentemente em lojas, restaurantes e outros negócios. Costuma ser um gato que levanta seu pata esquerda convidando à gente a entrar nos negócios e na pata direita uma moeda antiga japonês telefonema Koban ((小判)); tem pelo geral um colar com uma cascabel que se crê afugenta os maus espíritos, elaborada com freqüência em porcelana ou cerâmica, e também actualmente em plástico. Nas versões originais de porcelana, a pata costumava estar sempre levantada, ainda que nas novas versões de plástico a pata costuma se mover de acima abaixo. Também a altura à que a pata é alçada pode variar de uma escultura a outra. Diz-se que quanto mais alta seja esta, o telefonema do gato atrairá aos clientes desde maior distância.
Maneki (招き) procede do verbo maneku (招く) que em Idioma japonês|japonês]] significa "convidar a passar" ou "saudar". Neko (猫) significa "gato". Juntos literalmente denotan "gato que convida a entrar". Segundo a tradição japonesa a mensagem que transmite o gato com o movimento de seu pata é o seguinte: "Entra, faz favor. És bem-vindo".

 
Alguns dizem também que a pata esquerda levantada é para bares (no Japão costuma-se dizer que quem bebe bem, é canhoto) e a direita para lojas.
O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos. Acredita-se também que quanto mais levantada for a pata, maior a fortuna que o gato trará.
Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade.
Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara.
O samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento.
A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a freqüentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.

 

Lendas sobre o Maneki Neko

Há diversas versões da lenda deste simbolismo. A seguir mostram-se outras 2 das 3 mais conhecidas:

 
1)
Uma cortesana telefonema Usugumo, que vivia em Yoshiwara (ao este de Tokio) tinha um gato ao qual amava e criava com muito cariño. Uma noite, o gato começou a jogar com seu kimono e foi-lho levando à força. Dava igual o que ela dissesse, o gato seguia com seu jogo.
O proprietário do burdel, ao ver aparecer ao gato com o kimono, e pensando que o animal estava embrujado, lhe cortou a cabeça. Esta saiu voando até o teto, onde sem querer matou uma serpente, ao que parece preparada para atacar em qualquer momento.
Usugumo ficou sumida na dor pela morte de sua mascota. Para fazê-la feliz, um de seus clientes lhe fez um retrato em madeira de seu gato, e lho deu como presente. Esta imagem do gato passou a ser conhecida como Maneki Neko.
2)
Uma senhora maior que vivia em Imado (este de Tokio) se viu forçada a vender seu gato devido à extrema pobreza na que vivia. Pouco tempo depois, o gato apareceu-se-lhe em um sonho, e disse-lhe que fizesse sua imagem em arcilla.
A idosa encarregou-se de criar a estátua tal e como lhe disse o gato, e não demorou na vender. Dedicou-se a fazer mais estátuas, vendo que gostavam à gente e as compravam encantados. Muito populares voltaram-se idosa e gato, e cedo a mulher fez-se próspera e rica.
Cores:

  • Tricolor (branco, negro e laranja). Tradicionalmente é o gato que mais sorte dá, e se diz que traz fortuna aos viajantes. Esse tipo de tricolor se chama Calico.
  • Verde: Atrai a saúde e segurança no lar e os bons resultados nos estudos.
  • Branco: Pureza, coisas boas por vir.
  • Prata ou dourado: Sorte nos negócios.
  • Azul: Realizar os sonhos.
  • Vermelho: Sucesso no amor e/ou afugenta o mau.
  • Amarelo: Economia.
  • Negro: Evitar a má sorte e aumentar a felicidade.
  • Rosa: Eleger à pessoa com quem contrair um casal.
  • Violeta: Serve para os estudantes e recém graduados.

Preste atenção nas mãos
Modelos:
  • Se saúda com a pata direita:diz-se que traz prosperidade e dinheiro
  • Se saúda com a pata esquerda, atrai visitas, também se acha que quanto mais alto levante a pata, os atrai desde maiores distâncias.
  •  Se saúda com ambas as patas, protege ao lar ou estabelecimento.


 

 
fonte(s):

 
http://www.nipocultura.com.br/?cat=12&paged=7

 
http://pt.wikilingue.com/es/Maneki-neko

 

Esse arquivo contém certificado!